- raposa da lua
- Posts
- #PlaylistDaSemana (21/10)
#PlaylistDaSemana (21/10)
Descobertas da Semana
Okay, como estamos no primeiro post, admito que vou roubar um pouquinho na parte de descobertas. Eu não pude falar dessas músicas que achei durante o mês, então até é justo né?
1. Whisper [Adrenaline Dubs OST] (por Techno Cinema)
Se você me segue no twitter, é possível que você já tenha visto algum comentário sobre Whisper the Wolf. Essa nene me conquistou desde a primeira vez que a vi num joguinho de corrida pra celular, e aí fui procurar mais sobre ela... To afundada nesse brainrot desde então. To muito esperando que algum dia ela e a Tangle debutem nos jogos oficiais de Sonic, mas, enquanto isso não rola, vou apreciando o material das comics (inclusive, recomendo a leitura, a história é sensa e to apaixonada na arte).
Dia desses, mais por curiosidade do que por achar que encontraria alguma coisa, joguei o nome dela no youtube. Descobri uma galera fazendo mod, umas três edits... e alguém que tava fazendo vídeos dublando as comics. E essa equipe também postava as soundtracks que criaram para acompanhar essa dublagem.
Claro que fui direto na da Whisper. E, okay, vocês vão me acusar de favoritismo (é um tantinho sim), mas genuinamente acho que qualquer pessoa vai curtir essa indicação, porque a melodia é incrível. Aquela parte final?? [insira aqui todos os gifs de alguém ascendendo e virando luz]
@ SEGA, quando for trazer a Whisper pros jogos, chama essa galera aí pra trabalhar na soundtrack
2. What Could Have Been (por Sting feat. Ray Chen)
Pela quantidade de música de Arcane que tem nas minhas músicas salvas, acho que ninguém acredita que nunca vi essa série. Mas adoro Woodkid, aí vi a que ele fez pra essa soundtrack, aí youtube começou a indicar as outras, assim como covers das outras... dá pra visualizar.
O curioso é que eu ouvi essa e não me pegou. Juro que não entendo, AQUELE SOLO DE VIOLINO?? COMO EU NÃO LIGUEI PRA ISSO?? Mas por algum motivo eu simplesmente nem tchum. Mas aí, por algum motivo, uns dias atrás, ela caiu num mix de youtube pra mim, e ainda bem que caiu! Perfeita, perfeita.
E o tiro dessa letra, sabe? A dor, a traição, a saudade apesar de tudo. Já pensei em dez edits (nunca vo fazer, não sou de edição de vídeo), e certeza que em algum momento vo descobrir que encaixa em alguma história minha. No momento ainda não sei, só levo a pancada, mas é isto.
3. Triste Pra Sempre (por Jão)
Então... vou confessar que não ouço muito dele. Já ouvi algumas músicas, mas não é muito a minha praia - entendo quem gosta porque as músicas são boas, só não sou o público-alvo.
Mas aí, o canal literário Lendo Em Queda fez um vídeo especial com uma indicação de leitura pra cada música do Anti-Herói (inclusive ideia ótima, talvez algum dia eu faça um post do tipo por aqui), e eu quis dar uma segunda chance. E algumas acabaram me chamando a atenção.
Foi mal pela música mais pra baixo, inclusive, mas a vida tem dessas né. Não vo negar que me atingiu em cheio. Inclusive, a letra me lembrou da vibe de Pretty Fine, um xodózinho meu - algum dia, espero que não seja tanto, mas é o que temos pra hoje.
4. Magnetic (por Kwon Eunbi)
Se alguém tiver uma alternativa, me avisem, mas atualmente o único site que eu encontro pra baixar música de kpop que venha com a capa do álbum é um que baixa o álbum inteiro. Eu ouço? Quase nunca kk Mas se eu quiser uma música isolada, tem que vir com o álbum todo, então é isto. E claro que eu queria Glitch, grudou na minha cabeça e tá nas minhas playlists até hoje. E sinceramente super precisava que a música viesse com a capa, é Lindíssima e 100% meu aesthetic. Enfim, ouvia só ela mesmo, mas às vezes eu coloco todas as músicas que tenho no notebook pra tocar, e acontece de eu ouvir algo que ainda não tinha dado atenção.
A piada veio pronta, mas Magnetic me puxou no exato instante que começou. Não teria como eu não ser cativada por esse instrumental, mds. Tá em loop desde então.
(eu geralmente faço 5 de cada parte da lista, mas não consegui pensar em nenhuma outra que encaixaria nessa, então deixamos assim)
Mais Tocadas
1. The Only One (por Evanescence)
Ai, minhas sessões nostalgia...
Pra quem não sabe, Evanescence foi a primeira banda que chamei de favorita. Boa parte dos meus anos formativos foram regados com The Open Door, Fallen e Evanescence. Tem algumas músicas que ficaram comigo pra sempre, enquanto algumas eu fui parando de escutar, mas elas sempre vão ter um toque afetivo quando ouço.
Semana passada tocou Good Enough num episódio de CSI que eu tava vendo, e fiquei com saudades dela. Quando vi, fiquei uma tarde toda com ela repetindo. E, quando saí, queria continuar em Evanescence, e segui por umas músicas que não ouvia há algum tempo. E, rapaz, ainda são boas demais. Podia ter colocado outras, inclusive, mas quis colocar The Only One porque..... não sei, na verdade. Ela só me chamou a atenção quando revisitei, mas ainda não entendi porque. Alguma hora eu descubro.
2. Mcguffins ~ who's the Joker? (por Billlie)
Se você me segue no spotify, é bem provável que já tenha me visto ouvindo Billlie. As músicas desse grupo são 50% do que escuto nos últimos meses, sem exagero, porque elas sempre me derrubam sem que eu perceba. Tipo, a maioria absoluta delas eu escuto e fico "okay, legal, vamo seguir" - não são ruins, acho bem boas, só não penso Wow de cara, sabe?. Aí escuto uma segunda vez e fico a semana inteira repetindo dez vezes cada vez que toca. Eu nem vejo que to viciada, até que to apertando de novo o botão de repetir e oh, damn.
Mcguffins foi uma das exceções, porque ela me pegou de jeito de primeira. Na hora que aquela primeira linha do refrão tocou e (como bem disse a Cambs) ativou as sinapses do meu cérebro, eu sabia que ia viver no meu "no repeat".
Também adoro que essa música é nomeada por uma trope narrativa, não vo mentir. Quando vi esse nome, eu fui de cara reler a página sobre isso no TvTropes (e aí passei o resto da noite lá porque esse site é um buraco-negro).
3. The Rumor (por Billlie)
Eu disse que elas tomaram conta da minha playlist. Poderia ter colocado outras por aqui, inclusive, mas deixei ser The Rumor porque ela voltou pro meu radar por esses dias. O fato que elas conseguiram fazer uma música soar como fofoca, sabe? Era a intenção da letra, mas a sonoridade dela também me dá essa sensação. Acho incrível. Se me vissem quando ouço essa música em casa (deus que me dibre), vocês iam ver como vou dramatizando como se também fosse o povo fofoqueiro inventando e desinventando sobre a Billlie.
(um pouquinho sobre a letra: esse grupo tem um lore/narrativa que gira em torno do desaparecimento de Billlie Love, e as músicas expressam os sentimentos das amigas que ficaram para trás, da cidade, dela mesma, da busca, etc. é muito interessante, tem várias referências literárias, de filmes, conceitos de física, psicologia... é bom passar um café se for ler sobre, porque vai ficar um tempinho nisso)
Mas vo confessar que ela voltou pro meu radar porque tava pensando em como certos instrumentais desse grupo me lembram da soundtrack de KH. Tem uma versão dessa música que no mesmo instante que escutei eu Senti, minha memória puxou de cara o início de Desire for All that is Lost. E por agora já percebo essa semelhança nessa aqui também.
E, aliás, falando nesse jogo...
4. Black Powder - The Final Union (por Project Destati)
Oh wow, quem diria, Kingdom Hearts aparecendo de cara no primeiro post! [pikachu surpreso]
Brincadeiras a parte, a soundtrack desse jogo é divina. Tenho muitas críticas a muita coisa em KH, mas não às músicas. Nenhuma mesmo. E o jeito que Project Destati conseguiu exaltar isso, lapidando ainda mais o que já era radiante, entendendo tão bem a essência dos sentimentos que precisam ser expressos... Sempre vou recomendar pra todo mundo ouvir.
E, okay, esse jogo sempre vai estar ligado a emoções muito fortes dentro de mim, então vocês podem acusar um certo biasing quando digo como essas melodias vão direto no coração. Mas, mesmo sem saber como essa track costura os temas de diferentes personagens e confrontos prévios para construir essa sinfonia para a última batalha, dá pra sentir. A desesperança, a sensação de luta perdida, mas aí o toque de esperança, a lembrança de dias amenos e das amizades construídas neles, e como isso leva a perseverar. Você não pode desistir, e não vai.
(muitas divagações sobre certas soundtracks, pse)
5. New World (por ATEEZ)
Se você é escritor e tá escrevendo/planeja algum dia escrever uma distopia, para tudo o que tá fazendo e vai checar esse álbum - e com as letras, claro. O lore deles envolve um governo que baniu emoções, e esse álbum tá no momento onde as faíscas da revolução começam a se espalhar.
(tirando esse adendo, eu acho que todo mundo deveria ouvir Ateez. uma das discografias mais impecáveis que já tive o prazer de conhecer, e com música pra todos os moods, e todas as escritas também.)
A minha preferida do álbum ficou com Cyberpunk, mas New World cresceu bem esses últimos tempos. Como última música da tracklist, ela expressa o que seu título diz. Sua letra começa com desgaste, com dúvidas, mas a determinação em encontrar e construir um mundo novo vai surgindo, e a certeza de que dá pra chegar lá energiza. E a canção acompanha essa crescida, dando a sensação de estender a mão, prestes a tocar no que se tornará sua fonte de luz.
Reply