- raposa da lua
- Posts
- #PlaylistDaSemana (20/01)
#PlaylistDaSemana (20/01)
Descobertas da Semana
1. Goddess (OC AMV) (por RafScrap)
RafScrap vire e mexe cutuca uns pedaços da minha mente que [barulhos inumanos]. Não só gay, porque isso é mais que óbvio, mas esses toques de insanidade e corrupção de consciência, olha....
Enfim, tentando aquietar essa energia e fazer comentários compreensíveis. É um cover, mas Raf fez ser dela, porque wow. Eu acho até que já ouvi a original antes, mas passou batido, enquanto essa versão aqui, com esses OCs, é o que vai ficar na minha mente (OCs = original characters, personagens que a própria pessoa criou). Não sei se os OCs foram criados para esse vídeo ou se eles já existiam e sua história encaixava na letra e aí foram aproveitados, mas torço que seja essa segunda opção porque quero demais consumir mais coisa deles. E as artes, simplesmente (com o perdão do trocadilho não intencional) divinas! Pausem o vídeo pra apreciar - e também pra ler as frases extras além dos versos, ajuda a construir a história.
(vou fazer uma observação aqui, mas ela é totalmente aleatória e não necessariamente ligada à música, então podem pular se quiser) E sabem algo que pensei enquanto ouvia? Weeekly. Soou super nada a ver pra quem conhece esse grupo, mas olha só: a lore delas diz que elas são guardiãs dos corpos celestes do sistema solar, e que a Terra tá com problemas ainda não especificados. E se isso fosse uma energia que corrompesse, e se espalhasse pelas demais? Pois é, esse vídeo me deu vontade de um dark Weeekly, nossa. Não peço porque a empresa delas não tá conseguindo entregar nem o regular, mas quem sabe um fanfiqueiro ou fanarteiro capte essa energia no universo, né? Posso sonhar.
2. Reason (por Deukae)
Ai, ai, essas meninas.... [chora de soluçar pela próxima hora]
Um pouquinho de exagero no tempo, mas eu literalmente chorei de soluçar vendo esse vídeo. Eu mencionei na última news que elas fizeram aniversário, certo? E aí, elas postaram essa música dedicada aos fãs. Já é motivo pra chorar, verdade, mas o que acabou comigo foi o mv. Já na miniatura eu vi um outfit de Fly High e esse livrinho que perturbou teoristas (e obviamente me incluo) por toda a era Nightmare, então pensei. Lá vem. Vai ser coisa rememorando essa jornada. Ótimo! Lindo!
Mencionei também que to com elas desde o debut, não foi? Stanneando ou não, eu to. Pois é. Eu reconheço cada momento desse vídeo. Cada época. Cada roupa e item. Eu to chorando de novo digitando esse texto.
Eu nem tive condições emocionais de rever, e ainda nem escutei de novo. Mas saibam que a música é ótima, mesmo se você nunca viu nada delas ou não tem nenhuma conexão emocional, certeza que cê vai curtir - até porque, Deukae sempre entrega né, e entrega com gosto. Só foi... muito pessoal pra mim. Minhas meninas :')
3. Love War (por Yena)
A princesinha glitter e arco-íris chegou na era revoltada. Acontece com todo mundo, né? Nesse comeback, o companheiro tá sendo vacilão e ela tá cansada de ver como o relacionamento tá se esvaindo. É bastante motivo pra brigar mesmo. Curti particularmente a cena do jantar, com ela começando como se nada tivesse mudado, mas os gestos vão ficando mais bruscos, com mais raiva - como diz o ditado, it be like that sometimes.
Curti mais a voz dela nessa música do que nas titles anteriores, mesmo que eu prefira um tantinho mais as outras. O rap era super dispensável, mas okay. Eu to meio dividida com o que achei desse, mas dá pra curtir.
4. La Vida Es Una (por KAROL G)
Essa música está aqui por um único motivo, e ele é ser desculpa pra eu falar desse filme. Mas apreciem ela também, é bem gostosinha de ouvir! (e eu adoro ouvir espanhol, mesmo que tenha sérias dificuldades em aprender)
Mas, falando sério. Você PRECISA ver esse filme. Se você tá na internet, provavelmente já viu alguém falando dele ou alguém simping pelo Lobo, o que é bem válido, e falando bem, e talvez pense que não deve ser tudo isso. Mas saiba que é, é bem isso tudo sim, e mais um pouco. A animação é linda de se ver, os cenários incríveis, a história é divertida e tocante de maneira bem equilibrada. Mas o que eu mais to fascinada e vou ficar falando pro resto da semana e do mês e talvez do ano é a quantidade de personagens e como isso funciona.
Sabe, eu vi alguns comentários antes de assistir, e um que me chamou a atenção era sobre ter três antagonistas. Fiquei "nossa, pelo menos um mal deve aparecer, ou é só jogado lá no meio-pro-final do filme", porque isso não é algo fácil de se escrever. Mas realmente conseguiram, em um filme de menos de duas horas, colocar três protagonistas e três núcleos opostos a eles e trabalhar bem todos. Todos mesmo. Você vê as motivações de cada um, os sentimentos, as mudanças (e também quem sempre vai ser daquele jeito)... Nossa, cara. Ainda to em choque. Se cinema não estivesse tão caro, já teria ido ver de novo.
5. Daydream (por Monsta X)
Olha só. Quem estava aqui era Moonlight - que inclusive um amorzinho de música, uma letra sensa, merece ser checada. Mas aí, numa sessão de sprint de escrita com playlist compartilhada, a Cambs mandou essa. Tive que arrumar um espaço aqui.
A vibe dela, sabe?? Certeza que eles tavam hipnotizando alguém. E devem ter conseguido, porque to ouvindo de novo já. Um tantinho de vibe de dark circus também, o que ajuda ainda mais a criar esse clima. Uma experiência de ouvir, de fato.
Mais Tocadas
1. Mkaukau? (por Project Destati)
Project Destati segue marcando presença porque youtube tá curtindo como todo vídeo que cai deles no meu feed eu fico ouvindo. E podem me culpar? Não mesmo.
Eu tenho a lembrança curiosa de que, quando ouvi essa, não reconheci de onde era e não era como se o nome me desse muita pista. Num geral, eu tenho uma memória bem boa pra lembrar quando escutei uma música, ainda mais Kingdom Hearts - e eu joguei o Birth by Sleep, de onde essa vem, literalmente três vezes porque o jogo exige isso (é horrível!! é um dos jogos mais trágicos do mundo e você tem que ver tudo indo pra vala TRÊS VEZES!!) Aí parei pra pensar e percebi que não guardei na memória nenhuma das osts de BbS que fossem só desse jogo, aparentemente minha mente embalou o trauma e jogou fora /meia-piada (meia só porque eu ainda lembro as cenas. muitas delas. só não com música)
Enfim. Essa aqui é animadinha por vir de um tema de batalha (o nome inclusive se traduz como "preparado?", pelo que as pesquisas me dizem, e tá em havaiano porque é de Lilo & Stitch), mas tem umas sutilezas emocionais que ai. PD sempre entrega tudo mesmo.
2. The Banner Saga Medley (por Taylor Davis feat. Malukah)
Por obra do acaso, eu acabei vendo o primeiro episódio da série de The Last of Us. Totalmente má ideia, detesto zumbi, mas achei a produção ótima, e adorei a Ellie! A opening também é tão sutil, mas combina tão bem, e é hipnotizante de ver (talvez eu esteja falando como uma entusiasta de biologia e não como senso comum aqui, mas enfim). Mas, quando ela tocou, eu fiquei encafifada porque tinha certeza que reconhecia a música, mas eu nunca joguei tlou, então...?
Ouvi uma segunda vez, fora do episódio, e na hora clicou na minha mente. O cover da Taylor Davis, claro. Houve uma época que eu fui bem devota desse canal, todo novo cover postado eu tava lá pra ouvir e ver o vídeo, e esse foi um deles. E eu ouço até hoje, como vários dela (não acompanho mais como antes, na verdade só vi um ou dois mais recentes nos últimos anos, mas os que tenho guardo com carinho tanto pela memória afetiva quanto porque são ótimos). Achei justo trazer um deles pra cá.
Quase coloquei o medley de Journey, esse é muito meu xodózinho, mas acabei me decidindo pelo de The Banner Saga porque... bem, eu nunca ouvi falar desse jogo tirando esse cover? Não que eu seja GamerTM, mas tenho uma considerável quantidade de amigos que são, então eu sei um título ou outro (Journey, por exemplo, totalmente ouvi falar sobre, queria jogar inclusive). Mas esse? Nunca vi nem sombra. E a música é ótima, então merece a divulgação.
3. Girls (por Nature)
Essa aqui, simplesmente um Evento. Tanto que foi tocar uma (1) vez na minha playlist que fiquei "mds, como foi que essa saiu do meu radar? preciso ouvir ela religiosamente todo dia de novo", porque é sobre isso. Não tem outra reação possível.
E o mv? Cinema poético, nossa. Aviso pra sangue e umas insinuações de assassinato, e tem a uncensored version que dá uns nervosinhos a mais, mas se tu tá de boas com isso, por favor veja. É basicamente as garotas em um hotel um tanto creepy, sendo assombradas e assombrando, uma atmosfera de que tem algo errado mas você não consegue virar as costas e se afastar. É ótimo, vi uma quantidade de vezes não muito saudável quando saiu, mas cada view foi merecido.
4. so bad (slowed n reverb) (por StayC / edição por insomnio)
Algo que foi vício meu por um bom tempo até o algoritmo enterrar e aí eu me esquecer de ir atrás, a não ser quando algo me fazia pensar sobre (mas juro que ainda curto muito): versões slowed/reverb de músicas.
Foi até difícil decidir qual entrava, quase foi Boca mas já falei de Deukae por hoje né, acho justo dar espaço pra outra. Deixei So Bad porque é uma boa pra mostrar o ponto: não ficou melhor (até porque, difícil ser melhor que ela, né), mas é uma perspectiva diferente, e que pode ser bem bacana. Não que essas versões não possam ser melhores também, às vezes até salvam umas músicas que tu não curte na versão original, mas é que algumas não precisam ser salvas, não é mesmo?
5. Fantasy (por VIXX)
Fui lembrada que a icônica On and On fez aniversário por esses dias - e quando digo icônica, saibam que eu to usando essa palavra com todo o seu significado, porque essa verdadeiramente pavimentou muita estrada -, então pensei que seria um bom momento pra VIXX dar as caras por aqui. E nem dá pra dizer que é forçação, porque Fantasy tá comigo desde o dia em que ouvi, então nem dá pra dizer que não é uma Mais Ouvida. Mais entusiasta de Fantasy do que eu?
Brincadeiras à parte, essa música foi uma das primeiras que ouvi de kpop, e sinceramente foi o primeiro motivo que tive pra continuar ouvindo. Não que eu não tenha curtido as outras que ouvi antes, mas eu lembro bem nítido quando essa tocou e fiquei "wow, se tem coisas assim por aqui, eu com certeza quero mais". O início com música clássica? O emocional intenso e desesperado tocando cada verso? A atmosfera sombria e misteriosa do mv? Foi minha personalidade por um bom tempo, não vou mentir.
Reply